quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atelier "do Almofariz à Tela"




Viveu-se hoje, no Laboratório de Ciências, uma manhã cheia de novas experiências!

No âmbito do nosso clube, foi desenvolvido o Atelier "do Almofariz à Tela" pelas Técnicas do Município de Leiria, Vânia Carvalho (Técnica da Casa dos Pintores, da divisão de Arqueologia e Património) e Telma Fontes (Técnica do Centro de Interpretação Ambiental) . Tivemos ainda o prazer da presença de Sofia Carreira (técnica da divisão de Património e Museologia) mãe de dois alunos do nosso colégio.

Esta atividade decorreu com as três turmas do primeiro ano que fazem parte do clube Jardim de Aromas e que foram, mais uma vez, os nossos artistas/pintores.
Tratou-se de um atelier onde os alunos puderam aprender a fazer tintas a partir de alimentos (desde pimentos, rúcula, amoras, beterrabas, açafrão, etc.) e puderam pintar com estas tintas.
Em pequenos grupos, colaboraram na elaboração destas tintas, esmagando no almofariz, triturando no triturador e misturando com as mãos.
Alguns dos alimentos foram misturados com água, e assim obtiveram-se tintas semelhantes a aguarelas, outros foram misturados com banha, adquirindo uma textura semelhante às tintas de óleo.
Outras tintas foram feitas a partir do pó obtido de algumas pedras, à semelhança do vivido na pré-história!
As telas, de cada uma das turmas, serão expostas para que possam apreciar os momentos de inspiração dos nossos pequeninos.
Foi sem dúvida uma atividade muito enriquecedora e bastante divertida! Este tipo de atividades torna-se interessante para que trabalhem a sua criatividade a partir de produtos utilizados no seu quotidiano e que irão plantar no Jardim.

Uma experiência a repetir.

Fica a sugestão para que no próximo atelier sejam utilizados os produtos do nosso Jardim!
(deixo algumas fotografias, assim que possível colocarei mais na dropbox)








a preparar a tinta de rúcula

a preparar a tinta com pó de pedra




a preparar, no almofariz, a tinta de pimento vermelho

tinta de amoras



um final feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário