sexta-feira, 10 de maio de 2013

Visita à quinta

Hoje foi uma tarde preenchida e bastante rica!
Começámos por receber a visita da Irmã, que veio conhecer o nosso Jardim. A visita foi guiada pelos alunos que já estavam a iniciar a sessão de hoje no clube.


Durante esta tarde recebemos também os alunos do 4º ano (turma 4.3) e a sua professora Manuela.
Foram formados pequenos grupos com os participantes do Jardim, e cada grupo ficou responsável por fazer a visita guiada a três colegas do 4º ano, para além de explicarem as plantações tiveram ainda a explicar como se faz a rega, para serem os mais pequenos a regar.






Depois de tudo regado, foi a vez de nos juntarmos e irmos conhecer a quinta das Irmãs!
Percorremos o terreno até às plantações das favas. Antes de perceberem que estávamos perante favas, foi questionado se seriam plantações de ervilhas ou de favas! Alguns conseguiram acertar à primeira, mas outros ainda tiveram dificuldades em distinguir umas leguminosas de outras.
Por entre terrenos de perder de vista, pudemos observar uma enorme variedade de plantações e conhecemos ainda as pessoas responsáveis pela manutenção da quinta.
A senhora Maria, uma das trabalhadoras da quinta, explicou-nos como e por quem são feitos os cultivos das hortícolas. Mostrou-nos onde estavam cultivadas as cebolas, os feijões e até as batatas doces!
Depois fomos até a uma outra zona, perto do extenso laranjal, onde encontrámos alhos franceses, alfaces, cebolas, entre outras. Passámos pela senhora que conduzia o trator, e de seguida assistimos à rega, feita por uma das senhoras, que nos deixou ficar a apreciar o seu trabalho!
Foi uma tarde bastante enriquecedora! Fica a promessa de voltarmos, e de podermos ajudar na apanha das ervilhas.
as favas!


A senhora Maria a explicar-nos as plantações


as cebolas, cuidadosamente plantadas à mão
feijões

um dos tratores da quinta

a preparação para a rega com a água do furo

a rega

pequenas cenouras
( Mais fotografias em https://www.dropbox.com/sh/92x459k4nymcjyd/9QjG3KMGzM#f:P1090940.JPG , tiradas e partilhadas pela professora Manuela Monteiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário