terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agromuseu Municipal Dona Julinha

Os alunos do terceiro ano tiveram hoje a oportunidade de visitar um dos museus do nosso município, o Agromuseu Municipal Dona Julinha, na Ortigosa. Até o Sol decidiu espreitar!
 
Para além de ser um museu que pretende salvaguardar a memória de uma casa agrícola (que foi importante para o desenvolvimento da freguesia da Ortigosa e da região de Leiria), é um local que pretende dar a conhecer a vida quotidiana de uma casa agrícola tradicional da região de Leiria e onde se pretende preservar e valorizar o património rural.
 
A visita contempla vários espaços do museu, desde o Celeiro, onde se depara com tonéis de grandes dimensões e elementos de uma loja tradicional, à Adega onde se encontram equipamentos vinários e vasilhame destinado à aguardente e ao azeite.
Ao ar livre temos a horta, com plantações sazonais, árvores de fruto e com ervas aromáticas.
Há ainda uma Eira, os Palheiros, a Abegoaria a Cavalariça, as Capoeiras, as Salgadeiras, a Casa do Forno, todos estes espaços com os devidos equipamentos e inclusivamente com animais.
 
Sem dúvida alguma que se trata de uma visita bastante interessante pois é um espaço bonito, bem cuidado, e que nos permite refletir acerca de temas rurais, desde as tradições mais antigas da agricultura às práticas dos dias de hoje (pois é uma forma de promover a agricultura biológica).
Muito obrigada às técnicas que nos acolheram e que dinamizaram a visita!
Esperemos poder voltar!




 

Sem comentários:

Enviar um comentário