terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma farmácia verde

Tivemos ontem o nosso Workshop "Plantas Aromáticas e Medicinais" destinado a Encarregados de Educação, professores e funcionários do CCMI.
Este foi dinamizado pela formadora Marlene Moleirinho da associação Verde Narrativa, que nos trouxe algumas plantas para conhecermos, reconhecermos e sentirmos os seus aromas! Pudemos ainda "cheirar" o sal aromatizado com tomilho, açúcar aromatizado com lavanda, saquinhos aromatizados com lavanda, e incensos naturais.
Pudemos entender a utilização na culinária e em "remédios caseiros" das plantas aromáticas mais conhecidas como o alecrim (Rosmarinus officinalis), tomilho (Thymus vulgaris), tomilho-limão, manjerona (Origanum manjorana), salva, bem como de outras menos conhecidas como a borragem, ou as malvas (Malva sylvestris).
Sobre cada uma destas plantas foram dados alguns exemplos de receitas caseiras para problemas comuns.
Por exemplo, a infusão de Salva (Salvia officinalis) é recomendada para gargarejar em casos de inflamações na boca e faringe. A Salva possui ainda propriedades estimulantes, e como tal, devemos evitar beber esta infusão antes de irmos dormir.
Percebemos ainda que as folhas frescas ou secas da manjerona (Origanum majoranapoderão ser utilizadas para temperar carnes, peixes, pizzas e molhos preferencialmente ricos em tomate. Mas a manjerona não goza apenas de popularidade na cozinha como condimento, é também muito apreciada como erva curativa devido à sua ação estimulante no sistema nervoso, tendo efeitos benéficos em caso de angústia, dores de cabeça e insónias.
 
No final, as plantas puderam ser adquiridas pelos participantes, e como a procura foi muita fizemos ainda algumas encomendas que a Marlene irá disponibilizar assim que possível! Fica ainda a informação disponível em http://hortajardimnavaranda.wordpress.com/
 
O meu obrigada a todos aqueles que participaram!
Espero que tenham despertado o interesse pelas ervas aromáticas e que, quem ainda não começou, procure começar a sua horta biológica, pois até em espaços pequenos é possível cultivar, de forma saudável, o que se pretende "comer".
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário