quinta-feira, 27 de março de 2014

secar aromáticas e jardim vertical

Hoje a chuva decidiu aparecer, e assim, os trabalhos de preparação do nosso novo terreno tiveram que ser adiados.
Começámos então a preparar as garrafas para compormos a nossa horta vertical.
Para além de ser uma forma bastante criativa de aproveitamento de garrafas, que deixam de ser consideradas "lixos", é uma forma bastante original de compor um jardim quando não se usufrui de uma grande área para o fazer!
planificando a horta vertical

as garrafas passaram a ter outra utilidade

 Procurámos ainda colher algumas aromáticas que temos nos jardins do Colégio. Colhemos louro, alecrim (Rosmarinus officinalis) e alfazema (Lavandula officinalis), para fazer a sua secagem. O alecrim será também para procedermos à sua propagação por estaca.

 
a reconhecer as aromáticas
 
 

a elaborar os pequenos molhos de alfazema para proceder à secagem
 
o local provisório

E, como não podia deixar de ser, juntámo-nos para festejar o nosso prémio da Fundação Ilídio Pinho!!

O prémio permitirá adquirir alguns equipamentos necessários ao Jardim, para que possamos desenvolver as atividades relacionadas com a agricultura biológica (de hortícolas e de aromáticas).
Permite-nos ainda adquirir materiais de laboratório que serão fundamentais para o projeto.
 
O Jardim de aromas pretende proceder à reutilização de recursos existentes na escola para transformação noutros produtos de uso como sabão para as mãos (saponificação com óleos alimentares usados) e aproveitamento das cascas das laranjas para extração do limoneno (uma substância química, orgânica, natural encontrada em frutas cítricas que concede o aroma a estes frutos). Estes sabonetes irão ser aromatizados com o limoneno extraído em laboratório, e enfeitados com as aromáticas existentes no Jardim.
Pretende-se ainda implementar a prática da (vermi)compostagem, para o reaproveitamento dos verdes provenientes da cantina e dos castanhos e verdes provenientes dos jardins do colégio.
Para além dos alunos do clube, temos connosco parceiros institucionais fundamentais para o apoio e desenvolvimento deste projeto: o IPL, a Mamã Natureza/Verde Narrativa, o Agromuseu Municipal D. Julinha, o Centro de Interpretação Ambiental, a Valorlis, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, entre outros.
 

alguns dos membros do Jardim


Sem comentários:

Enviar um comentário