quarta-feira, 23 de abril de 2014

dia da Terra

Celebrámos ontem o dia da Terra. E como tal, toda a nossa escola esteve envolvida em atividades comemorativas deste dia e, claro, do "dia Eco-Escola".
Assim, o Jardim de Aromas convidou alguns técnicos para desenvolverem ateliers.
Tivemos, para todos os alunos do primeiro ano e todos os alunos do segundo ano, o atelier "Traga um trapo leve um Saco" dinamizado pela Associação Verde Narrativa.
Enquanto as t-shirts estavam a ser transformadas em sacos, os alunos puderam elaborar sementeiras de alfaces, manjerico e manjericão. As restantes t-shirts foram levadas pela dinamizadora do atelier para que se possam elaborar os sacos. Todas elas terão a etiqueta personalizada (etiqueta do Jardim de Aromas e Associação Verde Narrativa).



Todos os alunos do quarto ano participaram no atelier "Bombas de Sementes", dinamizado pela Associação Verde Narrativa, no qual aprenderam a construir pequenas bombas de sementes, com barro, sementes e substrato, para serem lançadas à terra.

Os alunos do terceiro ano participaram no atelier "do Almofariz à Tela", dinamizado pelas técnicas da Câmara Municipal, Telma Fontes e Vânia Carvalho. Neste, puderam pintar com tintas elaboradas a partir de alimentos, especiarias, pó de pedra, entre outros componentes da "Terra". Para além de utilizarem pincéis, tiveram que pintar com as mãos, pois o verdadeiro artista não tem "receio" de se sujar!


Durante a tarde foram os mais pequenos do pré-escolar que puderam, também eles, vir pintar com as tintas elaboradas a partir dos "materiais da terra". Participaram no atelier do "Almofariz à Tela", dinamizado pelas técnicas da Câmara Municipal. 
Enquanto uns pintavam as suas telas, outros elaboraram as sementeiras! Houve ainda tempo para cantar algumas músicas, numa das quais cantámos e batemos palmas às cores!

O Jardim de Aromas teve ainda um espaço reservado para a exposição. Neste estavam presentes as sementes, os vasos com algumas aromáticas, saquinhos artesanais com aromáticas, folhetos do Agromuseu Municipal D. Julinha, sementeiras com girassóis, rabanetes, cenouras, calêndulas, malaguetas, etc. E até uma palete estava presente, embelezada com plantas aromáticas e flores de papel!
Nos placares estavam ilustradas, com várias fotografias, algumas das atividades realizadas desde  o início do Jardim de Aromas...desde as sementeiras, preparação de terreno, plantações, colheitas, visita ao Agromuseu Municipal, visita à Quinta da Serradinha, atelier do Almofariz à Tela, e prémio Fundação Ilídio Pinho.
Esperemos que tenham tido um dia feliz, com muita alegria e sempre com amor à Natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário