quinta-feira, 10 de abril de 2014

1 ano de existência

Hoje, o nosso Jardim de Aromas completa um ano de existência!
Várias foram as atividades desenvolvidas ao longo deste ano "de vida", desde as sementeiras, plantações, cultivo, colheita, rega... Até visitas de estudo foram feitas! Recebemos ainda técnicos da Câmara Municipal que nos ensinaram a fazer tintas a partir de alimentos, especiarias e pedras!
Fomos vindimar numa quinta de produção de vinhos biológicos (Quinta da Serradinha)... até as uvas trouxemos para partilhar.
Fomos conhecer o Agromuseu Municipal Dona Julinha, onde gostaríamos de ter passado um dia inteiro!
Cultivámos rúcula, alfaces e tomates que pudémos saborear no refeitório... Demos cor às paredes do refeitório com trabalhos inspirados na importância da prática de uma alimentação saudável. Nestes trabalhos todos puderam participar, desde o pré-escolar, aos meninos do primeiro ciclo, do segundo e aos "maiorzinhos" do terceiro ciclo! 
Aprendemos a dizer em várias línguas os nomes das hortícolas que plantámos no Jardim, com a participação de várias professoras nesta atividade e, inclusivamente, da professora estagiária italiana, Marta Schellino, que esteve connosco neste ano letivo. Estes trabalhos foram todos feitos com a colaboração (fantástica) da professora Ana Sofia com o seu Clube das Artes.
Tivémos um worskshop para pais, professores e funcionários sobre plantas aromáticas, dinamizado pela Associação Verde Narrativa.
Reaproveitámos vários materiais para a elaboração das sementeiras!
Até prendas recebemos de alguns dos nossos pais...
Tivemos o prazer de passar à Fase de Desenvolvimento no Prémio Fundação Ilídio Pinho - 11.ª Edição, e receber, para além de dinheiro a investir no nosso Jardim, um diploma de Mérito!
Recebemos, da Valorlis, um compostor para darmos início à compostagem...
Entre várias outras atividades que fomos desenvolvendo e que foram sendo relatadas no blog...
E, há precisamente um ano atrás, foi assim... (clicar)

2 comentários:

  1. Parabéns ao Jardim de Aromas e amigos da terra!
    Sempre em frente, pois a terra tem muito espaço e cabemos todos.
    Um grande abraço da Ir. Nealtina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Irmã Nealtina!
      Com amor e carinho todas as sementes vão germinando e a nossa terra vai ficando mais rica :)

      Eliminar