sexta-feira, 2 de maio de 2014

Extração do Limoneno - Laboratórios do IPL

Na sequência da parceria efetuada com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do  Instituto Politécnico de Leiria, realizámos hoje uma atividade nos laboratórios , que consistiu em proceder à extração do limoneno (substância que confere o aroma) da casca da laranja.
Fomos recebidos pela Dra. Sílvia Monteiro que, juntamente com o Dr. Luís e com o Eng. André, nos ajudaram neste processo laboratorial.
Começámos por realizar todas as etapas inerentes a este processo, com o auxilio dos professores.
Enquanto esperávamos pelos resultados, fomos entender como está a ser feito o processo de compostagem pelos alunos de Engenharia do Ambiente.
Para além de entendermos em que consiste a compostagem, pudemos observar várias fases do composto. Houve ainda tempo para medir a temperatura a que este se encontrava, sendo que este é um fator que permite determinar a evolução da decomposição da matéria orgânica.
Voltámos ao laboratório onde verificámos que já tínhamos o extrato de limoneno.

Com todo o cuidado, procurámos colocar este extrato nos frascos para que mais tarde o possamos utilizar para aromatizar os nossos sabonetes artesanais.



Foi com grande entusiasmo que conseguimos colocar o limoneno nos frascos!
 Foi, assim, uma tarde rica, cheia de aprendizagens, e que nos motivou a reutilizar "restos" das laranjas de modo a serem um "bem precioso" para termos os nossos sabonetes com um agradável aroma!

Sem comentários:

Enviar um comentário