sexta-feira, 23 de maio de 2014

sabão/sabonetes com óleo alimentar

Aprendemos, hoje, a elaborar sabão/sabonetes naturais a partir do óleo alimentar usado!
A Mamã Natureza_Associação Verde Narrativa esteve hoje conosco para nos ensinar a reaproveitar os óleos usados para elaborar sabão natural.
Com todos os cuidados inerentes ao processo, foram efetuadas todas as etapas para a elaboração destes. Assim, com o óleo alimentar devidamente tratado, fomos seguindo a receita para que no final tivéssemos uma "pasta" para poder personalizar.
O processo de saponificação com hidróxido de sódio é um processo que facilmente podemos fazer em nossas casas, contudo devemos ter sempre muito cuidado ao manusear estas substâncias. Como tal, torna-se indispensável o uso de equipamentos de proteção como a máscara, os óculos, as luvas e um avental.
Depois de feita a pasta (que tem que atingir um ponto chamado Trace) passámos então à mistura dos aditivos.
Colocámos o nosso limoneno, o óleo essencial que tínhamos extraído nos laboratórios do IPL (a partir das cascas de laranja), colocámos alfazema, argila, e cânfora (uma substância extraída da planta Cinnamomum camphora).
Este sabão terá que estar durante 4 a 6 semanas num período de cura para que o seu pH fique próximo de 7, para que seja possível utilizar. Será então sujeito a um teste de pH para que possa ser utilizado. Está indicado fundamentalmente para limpezas mas também pode ser utilizado para a lavagem das mãos. No entanto, não aconselhamos a que seja utilizado no corpo, uma vez que não tem óleos nobres e não convém ter um contacto prolongado com a pele.





Sem comentários:

Enviar um comentário