sábado, 10 de maio de 2014

Palestra_Compostagem - Valorlis

Decorreu ontem a palestra "Compostagem doméstica e Valorização de Resíduos" dinamizada pela Engenheira Cidália Martins, da Valorlis.
Nesta, pretendeu-se fundamentalmente perceber em que consiste a compostagem doméstica e de que modo podemos realizá-la em nossas casas.
Percebemos quais os materiais que podemos, ou não, colocar no compostor de modo a que tenhamos um processo de reciclagem da matéria bem feito.
Ficámos ainda a compreender de que modo devemos colocar os materiais no compostor, as proporções de "verdes" e "castanhos", como verificar o tero de humidade, e ainda que devemos ir "revolvendo" os materiais para que a matéria se decomponha corretamente, resultando num composto rico para a nossa horta!
Quem não tem um espaço exterior, mas tem uma pequena horta na varanda, ou apenas quer ajudar a que os materiais orgânicos não vão para o aterro, poderá fazer vermicompostagem (compostagem recorrendo a minhocas). A vermicompostagem, para além de ser um processo mais acelerado, permite obter um composto bastante rico. A vermicompostagem, bem como a compostagem, quando bem feitas, não deixam cheiros desagradáveis.
No final recebemos uns sacos elaborados a partir de garrafas de plástico recicladas.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário